Categorias
Segurança do gato

Porque não podemos deixar os gatos sozinhos em casa?

EU TENHO CERTEZA que tu já ouviu falar que “criar gatos” é super tranquilo quando se compara com criar um cachorro. Mas porque?
Porque gatos podem ficar sozinhos em casa? Porque eles são independentes suficiente para não sentir a falta de seus tutores? Porque eles GOSTAM de ficar sozinhos? Porque não precisamos passear com eles todo o santo dia? Porque a nossa única responsabilidade com eles é troca água, ração e manter areia limpa?
De antemão já digo que: quem adota um animal para não ter trabalho, não deveria ter um animal de estimação.
GATOS NÃO PODEM FICAR SOZINHOS naquele final de semana que você quis ir passear na cidade do lado da sua.
Eles são animais de rotina e se a rotina dele muda muito drasticamente, mesmo que seja por apenas um dia, isso pode causar ansiedade, estresse e dependendo da situação, até iniciar sintomas de depressão. Sim, esses diagnósticos também pode ser vistos em gatos, pois eles são animais sociais e precisam de companhia, além de que precisam de estímulos diários para atender suas necessidades de atividades.
Não é só limpar caixa de areia e garantir ração e água para eles. A gente precisa chamar um catsitter para garantir que nenhuma intercorrência irá acontecer nos dias que você estiver fora.
Especialistas em comportamento felino garantem que gatos toleram a ausência dos seus tutores por até 12 horas, e que, além disso, eles já podem começar a apresentar sintomas de solidão e frustração.
Ter um animal de estimação é ter responsabilidade. Se você vai viajar e ficar uns dias longe de casa, mesmo que seja apenas dois ou três dias, a gente precisa garantir o bem estar deles também. Se a rotina deles é acordar em determinado horário, se alimentar em determinado horário, brincar e interagir com humanos em determinado horário, o ideal é que a gente consiga garantir essa mesma rotina previsível a eles, mesmo que seja com outra pessoa, no caso, um catsitter ou alguém da sua família, um amigo gateiro etc.
Que a gente possa ser responsável com os nossos bichanos e possamos garantir a eles bem estar, até mesmo quando estivermos longe.

Categorias
Na visão do gato...

A cada não, dê um sim!

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente gostaria muito de ter uma decoração da sala minimamente apresentável.

Pois é. Talvez ter objetos fofos por cima de prateleiras, organização, limpeza e sofá intactos seja quase uma missão impossível quando se decide ser mãe e pai de gatos.

Talvez educá-los seja mais fácil do que educar um cachorro, isso é fato. Mas isso não significa que educar um gato seja tão tranquilo assim, afinal basta ver as poltronas da maioria dos tutores de gatos. Elas geralmente não são muito bem conservadas.

Mas de qualquer forma, para -quase- todos esses problemas, existem soluções um tanto quanto óbvias.

Seu gato pode estar entediado!

Pois é, desobediência geralmente é sinal de tédio.

A partir do momento que você observar seu gato sendo desobediente, dê a ele outras opções para substituir aquele momento, que pra você é desagradável mas para ele parece um tanto quanto divertido! E não, nem sempre é birra. Afiar as unhas é uma NECESSIDADE para eles.

Se ele está destruindo seu sofá e fazendo disso um momento de prazer, dê a ele esse prazer porém em um local apropriado para isso, e preferencialmente próximo ao que ele já está acostumado.

Aqui você não pode, mas aqui você pode, ok?

Por exemplo, deixe um arranhador super maneiro próximo ao sofá destruído. Quando eu digo maneiro, não necessariamente aqueles de dois metros e meio cheio de frufrus e penas, pode ser um daqueles baratinhos de papelão. Geralmente o que mais diverte eles é o que você menos gastou dinheiro para ter ou inclusive pegou em qualquer canto sem custo nenhum (caixas de papelão usadas, sacolões de lixo, sacolas plasticas, fitinhas, bolinhas de papel…)

Se sua intenção é que os gatos não arranhem seu sofá, não adianta deixar o arranhador no outro lado da casa. Saiba que gatos são animais metódicos e por isso nada que fuja muito de sua rotina vai lhes agradar. Se ele é acostumado afiar suas terríveis garras naquele cantinho -tipo na guarda do seu sofá favorito- deixe algo que possa substituir próximo àquele cantinho.

Mas eu falei de tédio, anteriormente, certo? Mas o que tédio tem a ver com desobediência? Isso tem relação direta pois um gato entediado é um gato com energia acumulada, que não tem onde gastar toda a sua vontade de brincar e por isso pode estar querendo chamar sua atenção. Não importa se seu gato é adulto, idoso, se não tem uma pata, se é cego ou surdo: gatos, de maneira geral, gostam de brincar e de se divertir. Mantenha uma rotina de brincadeiras com eles que provavelmente isso vai diminuir essa necessidade que eles têm de serem notados -e de deixar sua marquinha carinhosa pelos cantos da casa-.

Pode não ser tão simples, mas esse pode ser um primeiro cuidado a ser tomado se você quer mudar qualquer conduta ruim do seu gato dentro de casa.

Se você quer um gatinho lindamente domesticado e educado, você PRE-CI-SA dar a ele as mínimas condições. Não queira que ele, e qualquer outro animal, saiba o que você quer dizer somente com palavras, sermões e gritaria. Se você não sabe falar a língua deles, não queira que ele entenda essa língua maluca que é essa dos humanos.

Deixa aqui seus comentários sobre isso e se você tem uma dica super incrível que pode ajudar mais gatinhos, não esqueça de compartilhar conosco!

Dica boa é dica compartilhada!

Beijinhos e MIAU!