EU TENHO CERTEZA que tu já ouviu falar que “criar gatos” é super tranquilo quando se compara com criar um cachorro. Mas porque?
Porque gatos podem ficar sozinhos em casa? Porque eles são independentes suficiente para não sentir a falta de seus tutores? Porque eles GOSTAM de ficar sozinhos? Porque não precisamos passear com eles todo o santo dia? Porque a nossa única responsabilidade com eles é troca água, ração e manter areia limpa?
De antemão já digo que: quem adota um animal para não ter trabalho, não deveria ter um animal de estimação.
GATOS NÃO PODEM FICAR SOZINHOS naquele final de semana que você quis ir passear na cidade do lado da sua.
Eles são animais de rotina e se a rotina dele muda muito drasticamente, mesmo que seja por apenas um dia, isso pode causar ansiedade, estresse e dependendo da situação, até iniciar sintomas de depressão. Sim, esses diagnósticos também pode ser vistos em gatos, pois eles são animais sociais e precisam de companhia, além de que precisam de estímulos diários para atender suas necessidades de atividades.
Não é só limpar caixa de areia e garantir ração e água para eles. A gente precisa chamar um catsitter para garantir que nenhuma intercorrência irá acontecer nos dias que você estiver fora.
Especialistas em comportamento felino garantem que gatos toleram a ausência dos seus tutores por até 12 horas, e que, além disso, eles já podem começar a apresentar sintomas de solidão e frustração.
Ter um animal de estimação é ter responsabilidade. Se você vai viajar e ficar uns dias longe de casa, mesmo que seja apenas dois ou três dias, a gente precisa garantir o bem estar deles também. Se a rotina deles é acordar em determinado horário, se alimentar em determinado horário, brincar e interagir com humanos em determinado horário, o ideal é que a gente consiga garantir essa mesma rotina previsível a eles, mesmo que seja com outra pessoa, no caso, um catsitter ou alguém da sua família, um amigo gateiro etc.
Que a gente possa ser responsável com os nossos bichanos e possamos garantir a eles bem estar, até mesmo quando estivermos longe.
Categorias